terça-feira, 17 de novembro de 2015

Utilização prática do uso de filmes infantis nas escola



Um exemplo da utilização de filmes infantis nas escolas foi a palestra de educação ambiental intitulada “Conservação de peixes para crianças” ocorrida na Escola Municipal Maestro Adhemar Campos Filho na cidade de Prados, onde o aluno de extensão do curso de Ciências Biológicas, Jockson Melo, pertencente ao Projeto Casa Verde da Universidade Federal de São João Del Rei, sob orientação do Prof. Andrey LF Castro, realizou palestras em três turmas de 4° ano do ensino fundamental, tendo a participação de 55 crianças.



O objetivo das palestras foi conscientizar as crianças, com linguagens compatíveis com a idade delas, sobre problemas como poluição dos rios e mares, desperdício de água, coleta de peixes para o aquarismo e introdução de espécies exóticas. Para isso foram utilizados os personagens dos filmes “Procurando Nemo”, o peixinho dourado (Kinguio) e o peixe Betta, para atrair a atenção das crianças. A escolha destes peixes foi devido à popularidade deles, principalmente entre as crianças.

Aproveitando algumas cenas do filme também foram explicados algumas interações ecológicas e conceitos biológicos presentes no filme.  No final de cada palestra, foi pedido para as crianças que fizessem desenhos livres sobre o assunto discutido.
A participação das crianças foi surpreendente, a maioria se mostrou bastante interessada no assunto, fazendo muitas perguntas relacionadas ao tema. Alguns desenhos feitos pelas crianças foram digitalizados para ilustrar o resultado:







Acreditamos que a utilização de filmes infantis em aulas de biologia é uma importante ferramenta para prender a atenção dos alunos, os temas apresentados neste trabalho não seriam de grande interesse para as crianças se não tivéssemos feito a relação com personagens familiares e queridos por elas.

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